O Visto, Por Favor!

“Oque confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.” Provérbios 28:26

O Visto, Por Favor!
O Visto, Por Favor! (Foto: Reprodução)

O visto. Um simples visto. Fiquei retido dois dias em Madrid por falta de visto para entrar na Guiné Equatorial. Erro de informação? Falta dela? Informação incompleta? Nesta altura já não adianta tentar descobrir a causa. Estou em Madrid, sem poder viajar, enquanto centenas de pessoas me aguardam em Malabo, a capital da ex-colónia espanhola.

Sentado na sala de espera do Hotel Astúrias no centro da cidade, penso uma e outra vez na importância de um visto. Quando precisamos de viajar para algum país, é dever do país adaptar-se àquilo que nós achamos, ou é nosso dever cumprir os requisitos que o país exige? Eu achava que a taxa podia ser paga no consulado, mas o consulado exigia que a taxa fosse paga no banco. Quando a informação me chegou, os bancos já tinham fechado e não adiantou explicar a importância da minha presença em Malabo. Não consegui o visto. Fiquei em Madrid e só poderei viajar no voo que partirá depois de amanhã.

Tudo bem, amanhã os bancos estarão abertos e o problema será solucionado. Mas agora penso na vida eterna. Chegará um dia em que todos teremos que apresentar o visto de entrada no reino dos Céus. A Bíblia afirma isso categoricamente. O Céu não é fruto da imaginação de pessoas que tentam sublimar a dor e o sofrimento deste mundo. O Céu também não é uma fuga para pessoas fracas, incapazes de enfrentar com responsabilidade, brio e coragem as agruras desta vida. O Céu existe. É uma das verdades mais cristalinas da Bíblia.

Quando a história deste mundo chegar ao fim, todos – queiramos ou não, acreditemos ou não – teremos que apresentar o visto de entrada. Nesse dia, não terá muito valor o que “achamos”, “pensamos”, ou “acreditamos”. Não terá muita importância qualquer explicação ou justificação. Não é dever do país adaptar-se ao que eu acho, é meu dever cumprir os requisitos que o país exige.

Por isso, hoje antes de iniciar a luta da vida, verifique se o seu visto está pronto. Não é o que acha, é o que Deus diz. Não é o que imagina, é o que a Palavra de Deus afirma. Lembre-se:

“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.”

Comentários (0)